FANDOM

A Velha Ama é uma velha ama de leite da Casa Stark e contadora de histórias , ninguém sabe exatamente a sua idade, Eddard Stark dizia que já a chamavam de Velha Ama quando ele ainda era garoto. 
Velha Ama Amoka

Velha Ama, por Amoka ©

Aparência Ela é uma velha muito feia, encolhida e enrugada, quase cega e sem dentes, fraca demais para subir escadas, só lhe restam alguns fios de cabelo branco para cobrir um couro cabeludo cor-de-rosa e pintalgado .

HistóriaEditar

Ela é a bisavó de Hodor, e conta histórias paras as crianças Stark sobre os selvagens que vivem [[Para Lá da Muralha|além da
Velha Ama Тхе Мичо
Muralha]]. Apesar das histórias muitas vezes serem aterrorizantes, elas ajudam a abrirem as mentes das crianças sobre o tipo de criaturas que sobrevivem além da Muralha.

Certamente ela é a pessoa mais velha de Winterfell. Ela chegou a Winterfell para ser ama de leite de um Brandon Stark cuja mãe morrera durante seu parto. Não se sabe ao certo qual dos Brandon Stark é este, porém acredita-se que seja o irmão do Senhor Rickard Stark ou um irmão de seu pai. Nan perdeu dois de seus filhos durante a Rebelião de Robert e o seu neto durante a Rebelião Greyjoy. As filhas já tinham se casado havia muito tempo, ido viver longe e morrido. Seu único parente vivo é Hodor .

Eventos recentesEditar

A Guerra dos TronosEditar

Bran Stark lembra as histórias que a Velha Ama lhe contou sobre aqueles que vivem para lá da Muralha enquanto assiste a execução de um desertor da Patrulha da Noite .

Após a queda de Winterfell, ela está entre os presos detidos no Forte do Pavor .

De acordo com Theon Greyjoy, a Velha Ama está provavelmente morta, mas isto ainda não foi confirmado.

Referências e NotasEditar

Nota: Esta página utiliza conteúdo traduzido e adaptado da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Nan. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.